Matéria prima.
Seja qual for a técnica utilizada,, o material decisivo é a argila e os objetos modelados são chamados terracota ( terra ou barro cozido ). Trata-se de uma terra fina, mole e impermeável, que com água, resulta uma massa plástica; e quando cozida , endurece.
A argila é material fácil de se conseguir, podendo ser extraída de depósito natural ou ser beneficiada. Como poucos depósitos proporcionam argilas suficientemente uniformes e plásticas para serem utilizadas com finalidade escultórica , é desejável obtê-la já beneficiada e embalada em sacos plásticos,podendo ser armazenada por longos períodos.As argilas podem ser suaves ou ásperas. As variedades suaves são melhores para obras pequenas e as argilas com chamote
Os processos envolvidos na realização das peças de cerâmica são relativamente simples, mas é necessário ter experiência para os dominar, e esta só se adquire com o trabalho e o estudo.
Existem três técnicas básicas para a execução de peças cerâmicas: a modelação manual, o torno e o molde. Mas para que as peças adquiram a sua natureza definitiva, é ainda necessário cozê~las, pelo que terá de utilizar fornos, elétricos , a gás ou a lenha.
Bibliografia
Miriam B. Birmann Gabbai – Cerâmica .Arte da Terra
Joaquim Chavarria – A cerâmica