Matéria prima.

 

Seja qual for a técnica utilizada,, o material decisivo é a argila e os objetos  modelados são chamados terracota ( terra ou barro cozido ). Trata-se de uma terra fina, mole e impermeável, que com água, resulta uma massa plástica; e quando cozida , endurece.

A argila é material fácil de se conseguir, podendo ser extraída de depósito natural ou ser beneficiada. Como poucos depósitos proporcionam argilas suficientemente uniformes e plásticas para serem utilizadas com finalidade escultórica , é desejável obtê-la já beneficiada e embalada em sacos plásticos,podendo ser armazenada por longos períodos.As argilas podem ser suaves ou ásperas. As variedades suaves são melhores para obras pequenas e as argilas com chamote

Os processos envolvidos na realização das peças de cerâmica  são relativamente simples, mas é necessário  ter experiência para os dominar, e esta só se adquire com o trabalho e o estudo.

Existem três  técnicas básicas para a execução de peças cerâmicas: a modelação manual, o torno e o molde. Mas para que as peças adquiram a sua natureza definitiva, é ainda necessário cozê~las, pelo que terá de utilizar fornos, elétricos , a gás ou a lenha.

 

Bibliografia

Miriam B. Birmann Gabbai – Cerâmica .Arte da Terra

Joaquim Chavarria – A cerâmica

 

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s